A Comunicação Técnica está ligada à criação e manutenção de conteúdos técnicos usáveis e multimodais, relacionados com produtos, software ou serviços, que descrevem a sua instalação, configuração, utilização, resolução de problemas, etc., cumprindo com requisitos legais e destinados a um público específico, podendo ser incorporados no produto, software ou serviço, fornecidos na embalagem juntamente com o produto e/ou publicidade online.
Emprego
Os comunicadores técnicos trabalham em vários contextos: indústria, marketing, comércio eletrónico, I&D, administração pública, etc. Dependendo da empresa e da experiência, um comunicador técnico pode ser designado por:
- Technical Writer
- Tech Pub
- Documentation Specialist
- Content Strategist
- Communications Manager
- Information Developer
- Documentation Designer
- Engineering Writer
- Etc.
Podem trabalhar para uma empresa ou como freelancers e o seu mercado é internacional, uma vez que a principal língua de trabalho é o inglês.
Segundo o U.S Bureau of Labor Statistics, a procura por comunicadores técnicos deverá crescer 7% até 2029, mais do que a média de todas as profissões. A expansão contínua dos produtos científicos e técnicos e o aumento do suporte aos produtos e serviços online estarão entre os fatores que mais contribuirão para esse crescimento. Bons conhecimentos linguísticos (especialmente em inglês) e técnicos trarão, certamente, boas perspetivas de carreira.
Onde se encontra Comunicação Técnica?
A Comunicação Técnica é transversal a muitas áreas de produtos e serviços. Alguns exemplos são:
- Páginas de ajuda
- Guias de utilizador
- Manuais de instrução e de instalação
- Procedimentos operacionais e de segurança
- Processos de negócios
- Materiais de formação
- Chatbots
- Texto embutido no próprio produto
Sempre para melhorar a experiência do público-alvo!